domingo, 4 de março de 2012

O médico invisível e o campeonato assombrado

Estarrecedora. Demorei muito a encontrar um adjetivo que resumisse a situação descrita na matéria do Correio* assinada pelo amigo Marcelo Santana. A história do médico que talvez seja fisioterapeuta e que assina súmulas de jogos e usa o CRM de outro profissional e até presta serviço a mais de um clube poderia ser também surreal ou vergonhosa. É além de tudo, assombrosa.
O Alberto Oliveira já teve um dos melhores gramados do Brasil.

Quisera fosse um caso isolado de um campeonato que prima pela organização e zelo normativo. Há anos que não temos um campeonato baiano que não termine sem astericos na tabela devido à desorganização e amadorismo dos clubes. O Juazeiro seria rebaixado ano passado, mas o Ipitanga conseguiu perder pontos no tapetão e tomou pra si a vaga da segundona. Assistir ao confronto desse domingo entre Fluminense de Feira e Bahia só atesta que estamos pouco melhores que a várzea. Gramado em estado lastimável, a equipe mais tradicional da segunda maior cidade do estado em caos dentro e fora de campo, desentrosada, em busca de novo gerente de futebol, para um público de 5.475 pagantes - que foi o maior no interior de todo campeonato! – contra um Bahia que não precisou suar a camisa para vencer com facilidade devido ao abismo técnico entre as agremiações.

Tudo isso sobre o olhar conivente e impotente da Federação Baiana da Futebol, que não apenas apoia a permanência de Ricardo Teixeira na CBF como reproduz  o modelo dinástico e personalista de administração. Enquanto os clubes filiados sequer conseguem passar para a segunda fase das divisões mais baixas do futebol nacional, a entidade vangloria-se de contratos assinados com órgãos estatais e cotas mixurucas da TV. Me bata um abacate verde com bastante farinha, por favor!

O bom futebol do Esquadrão de aço  tá assombrando muita gente, mas esse campeonato é aterrorizado por fantasmas piores. De carne e osso.

PS: Peço desculpas a minha dezena de leitores, mas hoje não tem post pra falar do jogo em si.  Amanhã retomaremos com nossa programação normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário